Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 29 de novembro de 2020.
 
Rede Vip
Cadastre-se
Esqueci minha senha
09/07/2004
Saiba mais
Enquadramento NR-13

Muitas empresas estão deixando de cumprir a NR-13, em relação a alguns equipamentos por falta de esclarecimentos e conhecimento da Norma Regulamentadora.

Alguns tipos de equipamentos a serem enquadrados: máquina de jato, reservatório ar/óleo de compressores, filtros de ar comprimido, cilindros rotativos pressurizados, mesas quentes pressurizadas, trocadores de calor, auto claves, pulmão de ar comprimido ou com outros fluídos, boyler,....

A NR-13 é composta de 02 etapas de Inspeções: 1ª etapa - Fabricação do vaso de pressão (é de responsabilidade do fabricante as inspeções de fabricação e ensaios) e a 2ª etapa - Cliente que comprou e instalou o vaso de pressão em sua fábrica (inspeção inicial, antes do vaso entrar em operação).

A seguir peço atenção especial ao enquadramento de pulmões que suportam pequenos compressores alternativos de ar comprimido, pois tenho percebido que existe uma pendência muito grande com esses equipamentos e quero lembrar também que as válvulas de segurança devem ter capacidade de descarga compatível com a vazão do compressor e certificado de calibração.

Na compra desses compressores novos, existe uma etiqueta adesiva "Teste Hidrostático, Conforme NR-13", colocada no corpo do vaso de pressão e o cliente acha que com isso o seu pulmão já está enquadrado na NR-13, porém esta equivocado, pois existe a necessidade de se fazer a Inspeção Inicial após a sua instalação em local definitivo.

Inspeção Inicial: Inspeção e Teste Hidrostático e não podemos deixar também de verificar: as Instalações,  Condições de Risco Grave e IminenteProntuárioLivro de Registro de SegurançaProjeto de Instalação, Instrumentos e Válvulas de Segurança  e Treinamento dos Operadores.

Agora que sabemos que temos que fazer várias adequações conforme exigência da NR-13, para operarmos o nosso pulmão de ar comprimido que suportam pequenos compressores, não vamos deixar que esta informação fique arquivada ou esquecida, pois como relatado no artigo "Explosão" neste site, O PERIGO PODE ESTAR AO SEU LADO ou ao lado de nossos funcionários, familiares e operadores em geral.

Comentários Adicionais:

  • Vasos de Pressão instalados em pacotes (compressores com carenagem) com objetivo único de redução de espaço físico ou facilidade de instalação, não são considerados como integrantes de máquinas e portanto, estão sujeitos aos requisitos da NR-13 quando o P.V > 8 (oito);
  • Trocadores de calor para resfriamento de ar ou óleo de máquinas rotativas;
  • Amortecedores de pulsação de compressores e bombas;
  • Filtros;
  • Vasos de descarga de condensado em compressores;
  • Reservatório ar/óleo de compressores;
  • Cilindros rotativos pressurizados;
  • Pulmão de ar comprimido que suportam pequenos compressores alternativos;
  • Vasos de pressão que operem sob a condição de vácuo;......

Por: Carlos Henrique de Moraes - Engenheiro Mecânico, Pós-Graduado em Gerenciamento de Manutenção - FEI, Licenciatura Plena em Física, 25 anos de experiência na área de inspeção de equipamentos rotativos e estáticos, Membro da ABNT - comissão de Caldeiras e Vasos de Pressão, Membro da ABENDE - ONS 58 e Diretor Social da A.E.A.S.V.

        “ A SUA SEGURANÇA É A NOSSA PRIORIDADE “

 

         “Nossa Equipe de Profissionais terá um imenso prazer de atendê-lo”


Atalhos da página



Av. Presidente Wilson, n° 1.473 - 2º andar - conjunto 21/22 - Centro - São Vicente / SP / CEP 11.320-001
Telefone:(13) 3466-7187, (13) 3466-9115 ou (13) 3466-2570.
Logotipo
Rede Corporativa e-Solution Backsite